O que é Coaching?

 

O que é Coaching?

Pode-se definir o que é COACHING de diversas maneiras, mas é fundamental ressaltar algumas palavras chaves: PROCESSO, PARCERIA, COACH, COACHEE, RESULTADOS.

COACHING é um PROCESSO que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os RESULTADOSpositivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (COACH) em uma PARCERIA sinérgica e dinâmica com o cliente (COACHEE).

A essência do que é coaching é: apoiar uma pessoa, grupo ou empresa a promover a mudança que deseja, rumo a uma nova direção ou um novo estado desejado (conduzir o coachee do Estado Atual -EA- para o Estado Desejado -ED).

Os elementos chaves da metodologia da SGC – Sociedade Gaúcha de Coaching – são F.A.R. > Foco, Ação e Resultado. É uma metodologia que proporciona expansão significativa da performance profissional, da produtividade pessoal e promove evolução contínua focada em resultados. A SGC – Sociedade Gaúcha de Coaching – está imbuída em Formar os Melhores Coaches do Rio Grande do Sul promovendo Cursos de Formação em Coaching, alinhada com o que há de mais moderno em termos de Coaching no mundo.

O Coaching é uma metodologia focada em ações do coachee/cliente para a realização de suas metas e desejos. Ações no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com ferramentas, conhecimento e oportunidades para se expandir. A SGC desenvolve os seguintes processos na Formação de Coaches:

  1. O processo de investigação, reflexão e conscientização.
  2. Descoberta pessoal dos pontos fortes e das oportunidades de melhorias.
  3. Aumento da consciência de si mesmo e do outro.
  4. Aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida.
  5. Estrutura e foco.
  6. Feedback realista.
  7. Apoio.

Definições de Coaching:

“COACHING é um processo de evolução contínua, conquistada através do uso adequado de modelos, técnicas e ferramentas pelo profissional COACH em parceria com o COACHEE.” Clarisse e Ronald

“Nosso principal objetivo é encontrar alguém que nos motive a fazer tudo que somos capazes.” Ralph Waldo Emerson.

“Coaching é uma relação de parceria que revela/ liberta o potencial das pessoas de forma maximizar o desempenho delas. É ajudá-Ias a aprender ao invés de ensinar algo a elas”. Timothy Galwey

“O Coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo o seu desempenho. Consiste em ajudar-lhe a aprender em vez de lhe ensinar”. John Withmore

O coaching cria consciência, potencializa a escolha e gera mudanças, libera o potencial pessoal para maximizar sua performance.

Coaching – É a arte de aumentar a performance humana;

Coaching – É o processo de inovar excelência nas pessoas;

Coaching – Promove excelente performance em curto, médio e longo prazo;

Coaching – Potencializa o poder pessoal de cada um;

Coaching – É a arte de colocar pernas nos sonhos;

Coaching – É uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores e busca de soluções.

O maior benefício do Coaching é o aumento de resultados positivos nas diversas áreas da vida do cliente e das organizações.

Vocabulário do Coaching e Conceitos:

Para ter um entendimento profundo do que é coaching, é preciso saber seu vocabulário e entender seus conceitos:

COACH > Profissional que exerce a profissão;

COACHING > O processo de desenvolvimento que o Coach conduz;

COACHES > Plural de Coach;

COACHEE > Indivíduo que passa pelo processo de Coaching;

CLIENTE > Sinônimo de Coachee – Quem passa pelo processo de Coaching.

Nichos de Coaching na Atualidade:

As principais áreas de atuação do Coaching, hoje, são a Profissional (Coaching de Negócios, Coaching de Carreira, Coaching Financeiro, Coaching para Lideranças ou Líder Coach, Coaching de Vendas e Coaching Executivo) e a Pessoal (Coaching de Vida, Coaching Esportivo, Coaching de Saúde, Coaching de Relacionamentos, Coaching Espiritual, Coaching Político, Coaching Educacional, Coaching para Empreendedores, Coaching para Aposentados, Coaching Intercultural, Coaching para Adolescentes, Coaching de Gerações, entre outros).

Atualmente, ocorre um grande movimento de busca do Coaching pelas organizações, principalmente motivadas pela necessidade dos executivos em lidar com constantes mudanças e pressões. O Executivo busca um profissional que lhe forneça suporte, encorajamento e ajuda, bem como, a descoberta do Coaching como um grande suporte para fechar ciclos de aprendizagens.

Sobre o Coach:

Na SGC – Sociedade Gaúcha de Coaching, o Coach é especialmente treinado para ouvir, observar e customizar suas abordagens, adaptando-as às necessidades específicas de seus clientes. Ele é o facilitador que leva o coachee a ampliar sua concepção de mundo, fazendo-o caminhar em direção aos seus objetivos.

Na SGC, o Coach aprende a trabalhar com o cliente focando a conversação, sendo ele o responsável por contribuir com observações, questionamentos, feedback, técnicas e ferramentas para o aprimoramento intelectual, comportamental e emocional do cliente. Reforçamos que a interação entre Coach e cliente cria um ambiente seguro para clareza de valores, definição de metas, tomada de decisão, planejamento de vida e carreira e, principalmente, ação, o que é fundamental para que se conquistem os resultados desejados dentro do tempo previsto ao Processo de Coaching.

A SGC sugere que um Processo de Coaching dure, aproximadamente, entre 10 a 12 sessões. Neste período, o Coach trabalhará buscando que seu cliente:

1) Tenha e conquiste objetivos que colabore com seu desenvolvimento e felicidade;
2) Entre em ação de forma mais efetiva e focada;
3) Obtenha uma vida mais equilibrada, prazerosa e bem-sucedida;
4) Entenda melhor sua personalidade, potencialize seus pontos fortes e minimize seus pontos fracos;
5) Supere barreiras que possam impedi-lo de alcançar seus objetivos;
6) Descubra alternativas poderosas para transformar sonhos em realidade;
7) Estabeleça metas congruentes.

Competências Essenciais de um Coach:

A Global Coaching Community estabelece as competências essenciais que devem fazer parte do repertório do desenvolvimento pessoal e profissional do Coach:

1) Ética e Confidencialidade
2) Estabelecer o contrato de coaching / coaching education
3) Criar segurança e confiança
4) Viver o aqui e agora
5) Não julgar
6) Escutar ativamente
8) Fazer perguntas poderosas e ter uma comunicação clara
9) Realizar feedback construtivo e realista
10) Planejar e estabelecer metas
11) Gerar consciência, sensibilização e ação
12) Orientar e sugerir tarefas
13) Mensurar resultados

Algumas Abordagens Similares ao Coaching:

Mentoring:

Mentoring é a orientação e transmissão de conhecimentos de um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de maior sagacidade e vivência de mundo ou da profissão. Ele dá conselhos, passa sua experiência e atua como modelo.

Counseling (Aconselhamento):

O Counseling propõe-se a trabalhar com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida. O Aconselhamento fornece orientação e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para sanar o problema de um cliente.

Terapia:

A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde mental do cliente e, para tanto, muitas vezes busca as razões dos problemas no passado.

O coaching foca presente e futuro. Trabalha rumo a metas desejadas.

Treinamento:

O treinamento propicia a aquisição de habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento foca em habilidades específicas para resultados, normalmente, imediatos.

Consultoria:

O consultor, possuidor de experiência e conhecimento especializado no ramo do negócio soluciona problemas ou desenvolve o negócio. Ele oferece um pacote de soluções a serem implementadas em uma organização segundo sua expertise. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela.

Ensino:

No ensino há uma transferência de conhecimento do professor ao aluno. O professor detém um conhecimento que o aluno não possui.
No Coaching, o cliente é o especialista e possui todas as respostas.

Caríssimo Amigo leitor, agradecemos pelo seu acesso e por ter lido este artigo. A SGC fica muito feliz em recebê-lo. Este espaço também é seu.
Você está convidado a se Formar Coach conosco !!!

Fraterno Abraço..

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